segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Sabedoria Popular

Um método bastante eficaz de ensinarmos as crianças (e adultos) quanto ao que devem ou não fazer, que atitudes tomar, é recorrendo à sabedoria popular. Quem nunca ouviu dos pais, tios e avós expressões como "mais vale um pássaro na mão do que dois a voar!" ou "quem tudo quer tudo perde"?
É curioso como são necessárias certas mnemónicas ou associações simples para que as pessoas retenham as ideias e pensem nelas quando têm que tomar certas decisões. O que não é 100% fiável, já que muitas vezes só nos lembramos delas depois de o mal estar feito.
Com isto em mente, surgem-me dois ditados/saberes/o que lhes quiserem chamar dos quais nem sempre nos lembramos mas que são a mais pura das verdades: "Não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti" e "Cá se fazem, cá se pagam". O primeiro é talvez dos mais proferidos às crianças. Já o 2º é um pouco mais elaborado e só passa por certas cabeças mais vingativas.
Claro que não devemos fazer aos outros o que não gostamos que nos façam a nós. Mas muitas vezes fazemos na mesma, sem pensar nas consequências. Falamos mal dos outros, gozamos com eles, pomo-los de parte, ofendemo-los... Isto, seguindo a lógica, leva a pensar que sim, gostamos que nos façam aquelas coisas. Seremos assim tão estupidamente masoquistas? Ou simplesmente inocentes e egocêntricos ao ponto de pensarmos que ninguém poderá fazer o mesmo connosco?
Pois já que nos esquecemos do 1º ditado, é bom que não nos esqueçamos do 2º, porque muito mais do que nos sentirmos magoados é sabermos que já fizemos o mesmo. E aí sim, sentir-nos-emos ridículos e com um L gigante na testa.
Mas então qual é a lógica do 2º ditado? Vamos fazer a outra pessoa pagar pelo que fez. Como? Fazendo-a sentir mal. Então gostámos do que ela nos fez. Certo? Ou gostaríamos que nos fizessem o mesmo que lhe vamos fazer. Certo?
Começo então a repensar a minha inocência em acreditar na inocência do ser humano.
Somos masoquistas, isso sim.

"A vida é um Eco", by Inês Carvalho (Zinha)


O Rapaz Moreno
Que com este post ficou chocado ao aperceber-se de que conNosco leva dois N!

Sem comentários: