domingo, 3 de janeiro de 2010

(re)começar

Começou mais um ano, o 2010º do calendário Gregoriano. E faltam 2 para o mundo acabar... Ou não, mas é sempre uma boa piada para mandar quando se pensa no futuro incerto.

Não vou fazer uma retrospectiva do ano que passou porque, tal como os restantes, teve momentos bons, menos bons, maus e péssimos. Mas o que seria da nossa felicidade se não houvesse tristeza? Provavelmente não lhe daríamos tanto valor.

São várias as "tradições" da meia-noite de dia 1: Abrir as janelas para o ar do ano velho sair e entrar o novo, bater com tachos para espantar o ano velho, saltar para cima de cadeiras ou sofás, partir pratos, comer 12 passas e associar 1 desejo a cada uma, vestir cuecas novas azuis... E apanhar uma bebedeira da qual não nos vamos esquecer até à da próxima passagem de ano, claro.
Pessoalmente não acredito em nenhuma, inclusivamente não como passas, mas sim pinhões... E só não como cajus porque são demasiado grandes e ainda começava o ano novo asfixiado.
Também se costuma fazer resoluções de ano novo. É um costume do ser humano aproveitar a "onda" de recomeço e recomeçar também ele uma nova fase na sua vida.
"Vou deixar de fumar"
"Vou deixar de roer as unhas"
"Vou começar uma dieta"
"Vou passar a ir mais vezes ao ginásio"
"Vou deixar de espreitar a vizinha"
"Vou deixar de dizer mal dos outros"
"Vou deixar de fazer promessas"
"Vou ser feliz"

Apesar de tudo o que de bom ou mau acontece num ano, um novo ano traz sempre uma sensação de renascimento, renovação. Uma sensação de que o que aconteceu no ano anterior será esquecido, é passado, faz parte da história.

"Yesterday is history. Tomorrow is a mystery. Today is a gift. That's why we call it the Present." Eleanor Roosevelt

Aproveitem este novo ano =)


O Rapaz Moreno

1 comentário:

Anónimo disse...

Adorei a quote da Eleanor Roosevelt xD

-mr dee