terça-feira, 7 de julho de 2009

Teorias e especulações

Provavelmente já ouviram falar das teorias de que o mundo irá acabar em 2012, no solstício de Inverno, ou seja, dia 21/12/2012, mais precisamente às 11:11 GMT... Se não ouviram, parabéns, acabam de saber que só terão mais 1262 dias de vida!
Provavelmente estão a pensar, sim, também diziam que o mundo ia acabar no ano 2000. Ou se calhar era só no 2001, porque era aí que se dava a viragem do milénio. Pois é, mas não acabou, provavelmete porque as pessoas ficaram um bocado confusas com as datas e então o suprassumo achou por bem adiar as coisas por uns anos... E a espera chegou ao fim! Digamos que a teoria do fim do mundo no ano 2000/2001 era um bocado... utópica, porque não tinha fundamento nenhum. Mas fundamento científico é o que não falta a esta.
Pode ser coincidência, mas existe um conjunto de profecias que falam numa calamidade mundial a acontecer nesse dia: O calendário Maia acaba nesse preciso dia, as Pitonisas de Delphi e Sybil preveem igualmente o fim da humanidade para esse dia, o calendário I Ching também acaba a 21/12/2012, por aí fora.
Qual é então a base científica que pode explicar estre fenómeno? Acontece que nesse dia o Sol e a Terra estarão perfeitamente alinhados no "equador" da galáxia e num ponto próximo do buraco negro que se encontra no centro. Não se sabe que efeitos pode ter esta aproximação, mas com a energia não se brinca (ou não tivessemos nós más memórias de Química Física xD). Uma das teorias passa por uma alteração do campo magnético terrestre, o que mudaria os pólos e teria consequências catastróficas. Depois temos teorias de asteróides ou de um planeta que vai entrar em colisão com a Terra (consta que vai haver nessa altura uma alteração da rota translaccional de Vénus, mas pode não ter nada a ver), e existe ainda a teoria da energia do "supermassive black hole" que vai provocar uma libertação em massa de radiação solar que vai destruir a nossa camada de ozono e fritar-nos vivos como se estivessemos num microondas =D

Quer acreditem quer não, é um cenário bastante provável, pode não ser em 21/12/2012, até pode ser já amanhã, porque não? E todos sabemos que as traduções das línguas antigas têm falhas, e uma tradução mais à letra de algumas profecias refere-se não a "uma catástrofe que aniquilará a humanidade" mas a um "acontecimento que mudará o mundo como o conhecemos", o que não é bem a mesma coisa... Até porque esses calendários que acabam no dia em questão eram feitos em ciclos, e estamos a chegar ao fim de um ciclo, o que significa que irá haver um "renascimento" da humanidade, e daí a perspectiva da mudança "espiritual" e não necessariamente física.

Curiosos? Então basta irem ao Google e pesquisarem o ano ou o dia e têm todo um conjunto de teorias à disposição. Até vai sair um filme em Novembro que aborda esta mesma temática.
Para aliviar os ânimos, o Cracked.com (um site de que gosto particularmente) desdramatiza tudo e dá uma visão mais racional (e no mínimo hilariante) aos factos: The 6 Best 2012 Apocalypse Theories (Are All Bullshit)

Seja como for, o fim está próximo, todos sabemos disso. Só não sabemos quando, e também não sei se quero saber...


Ah e é sempre bom saber que acabei de contribuir para que os Web-bots achem mesmo que o mundo vai acabar em 2012 xD
O Rapaz Moreno

Sem comentários: