sábado, 11 de abril de 2009

É Páscoa, É Páscoa, tudo bate o pé!

Depois de mais uma sexta-feira santa em que fui proibido de comer carne vermelha (um grande sacrifício compensado por mexilhões e caldeirada ao almoço e um arrozinho de tamboril ao jantar, com muito gelado pelo meio...) uma ideia surgiu na minha mente extremamente desenvolvida... Segundo a tradição (e como munta gente certamente sabe) durante a Quaresma todas as sextas-feiras têm um estatuto digamos "especial", vá, semi-santas. Semi-santas porquê? Porque também não se "deve" comer carne vermelha mas não são totalmente santas porque não simbolizam a morte de Jesus Cristo.
Mas porque raio é que não se "deve" comer carne vermelha às sextas-feiras? Então, segundo a história, antigamente a carne era bastante mais cara que o peixe e, portanto, durante aqueles dias era "pedido" às pessoas que se abstivessem de luxos. Existia (e existe) inclusivamente quem faça jejum, mas quem não estivesse disposto a isso (vá-se lá saber porquê...) podia então comer coisas baratuchas, como peixe e carne branca.
Ora bem, o Rapaz Moreno não dorme em serviço e pôs-se a pensar... Antigamente não se comia carne porque era cara, e portanto vamos ao peixe. Mas então, quais sao os peixes que normalmente constam numa caldeirada "tradicional"? Podemos escolher vários, como Tamboril, Safio, Raia, Enguia, Mexilhão, Ameijoa, Camarão... Tudo peixes baratos, não são? Pois claro que não.
Então porquê continuar a comer peixe na sexta-feira santa se neste momento se trata de um luxo? Pois, ninguém se lembra desse fenómeno. O que é real é que o espírito da sexta-feira santa é o de "penitência". E haverá penitência maior para muitos jovens deste mundo que ter que comer peixe um dia inteiro? Haverá penitência maior para as pessoas terem que comprar peixe caríssimo para o almoço e jantar? Haverá penitência maior para uma dona de casa que não pode estender a roupa enquanto não passar do meio-dia? (Sim, ouvi esta proibição ontem...)
Quem não cumpre as penitências está a pecar. E viver um dia de luxo enquanto outros morrem à fome não é pecado? Não. E ter que pagar 20€ para entrar no Museu do Vaticano também não é pecado. Não... Até porque viver à custa das esmolas e doações das pessoas (muitas delas pobres) não é pecado nenhum. Eu chamar-lhe-ia Preguiça. Olha, é um pecado mortal! Querem mais? E não dar um chavo às pessoas que passam fome? Chamo-lhe Avareza. E proibir o uso do preservativo porque a relação sexual não deve servir para obter prazer mas sim para procriação? Chamo-lhe Inveja.
Mas como eu não gosto de ser pecador e digamos que não desgosto de caldeirada e muito menos de arroz de tamboril vou continuar a penitenciar-me todos os anos. Ter dias luxuosos é bom e, afinal, não é pecado nenhum!

Pecado é ter que levar com filmes religiosos o fim-de-semana TODO...


O Rapaz Moreno

Boa Páscoa!

Sem comentários: