sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Ego-centro

O egocentrismo pode ser definido como uma incapacidade de diferenciação da prórpia pessoa do resto do mundo ou até mesmo a interpretação constante de tudo em função de si próprio. Palavras bonitas para descrever alguém que se considera o centro de tudo.
Todos nós somos egocêntricos em algum momento da nossa vida. Uns mais que outros, em alturas diferentes, em situações distintas.
Do que nos esquecemos é que não são os outros que giram á nossa volta, não são eles que pertencem ao nosso mundo. Nosso? Será mesmo? O que seria dele sem as outras pessoas? O que seria de nós sem ninguém para girar à nossa volta? O conceito de egocentrismo deixaria de existir.
Com isto em mente, também nós devemos pertencer ao mundo dos outros para que o nosso possa sobreviver.
Mas tê-los no nosso mundo não faz deles igualmente nossos. Não nos dá o direito de os tratar como propriedade nossa. Não nos dá o direito de os inferiorizar em prol do nosso bem-estar, de nos pormos em primeiro lugar face às necessidades que eles também possuem.
Nós temos problemas, eles também.
Nós temos preocupações, eles também.
Nós temos necessidades eles também.
Nós somos pessoas íntegras. Eles também.

Por maior que o nosso egocentrismo seja, não nos dá o direito de nos apropriarmos da liberdade dos outros. Porque invasão e apropriação de propriedade alheia é crime civil. E pessoal.


O Rapaz Moreno

1 comentário:

Dandy disse...

Gostei bastante, chiquinho. Apesar de seres um SPAMMER, és uma boa pessoa.
...
A menos que tenhas copiado isto de algum lado! :O

PS- (re)discovered your blog :D